Seguidores

domingo, 23 de janeiro de 2011

Uma visita pela Escola I


Agora voce vai estar visitando o salão principal da Escola.... quero que voce sinta como se estivesse aqui comigo!!!

Quero que voce conheça um pouco de cada detalhe que exite aqui... nosso acervo pessoal de bordados antigos.... nossa cristaleira.... os cursos nas paredes....

Como são muitos detalhes vou estar fazendo postagens separadas.... e assim voce vai entender um pouco mais desse Espaço de Bordado!!!

Essa reforma sempre foi para melhorar o nosso propósito de estar mostrando as pessoas... o que as minhas alunas aprendem aqui.... Este salão estava com os quadros misturados, pois ao longo dos anos fomos criando e colocando na parede... foi preciso tirar todos os pregos da parede e fazer uma nova distribuição dos quadros... para facilitar o nosso trabalho...

Nessa parede temos:

  • o avental branco do casamento da minha mãe...
  • o diploma de modista em 1944 da minha mãe....
  • uma renda feita na Australia que ganhei da minha amiga Maureen...
  • 2 pequenas bolsas compridas... que aprendi com a Lenita Vidal que são bolsas para guardar as luvas....
  • uma pequena bolsinha perto da cristaleira que tem mais de 80 anos... e que as mulheres levavam o terço na missa....
  • uma renascença ainda no papel com mais de 100 anos...
  • um Bordado da Hungria que minha aluna Célia me trouxe de uma viagem...
  • embaixo do móvel...o quadro maior uma aplicação feita na Bolivia...
  • os coelhos do México que ganhei da minha aluna Fernanda...
  • e no canto uma aplicação da Colombia trazida pela Nahid...
  • Ah! ainda temos acima do diploma... pedaços de renda bordada com miçangas e paetes que também acredito tem mais de 50 anos....
  • e no quadro com 3 divisões... um pequeno pedaço de pano bordado algumas florzinhas que com certeza foi uma amostra.... e duas pequenas bolsinhas para guardar os terços na missa.... uma bordada pela minha amiga D.Alice.
  • em cima do móvel algumas bolsas que eu bordei....
  • e na cadeira almofadas de Hardanger e patchwork que também bordei...
Aqui temos
  • Um Gobelin da Bélgica ... a fada bordadeira que ganhei da minha aluna Regina da sexta-feira
  • Um marcador de livro da Letônia...
Imaginem a sala ficou assim.... e os quadros todos amontoados em um canto da Escola.... Mas como a Annamária disse: valeu a pena quando vemos o resultado gratificante!!!

Sou uma pessoa que gosta de dividir o que eu sei... ou o conhecimento que adquiro ... só assim poderemos estar resgatando o Bordado com Arte.... e talvez outras pessoas se sintam motivadas a criar novas Escolas de Bordado.... e assim estaremos criando uma corrente muito forte pelo mundo !!!

Um comentário:

Ligia Noemi disse...

Ola Lee.Sei que enquanto as coisas estao fora do lugar e um transtorno.mas maravilha e quando tudo toma o seu lugar, fica lindo ,transparente e harmonioso.
adorei ver tudo baguncado e como um toque de magica arrumadissimo.parabens
Ligia