Seguidores

domingo, 26 de agosto de 2012

Projeto - Curso de Bordado Lee Albrecht - Ensino a distância



O objetivo da Escola de Bordado Lee Albrecht, é resgatar o Bordado no Brasil com Arte.


Bordar é mais do que utilizar tecidos e linhas, é trabalhar com a Mente, Mãos e a Alma.
Quando bordamos estamos no silêncio interno e através desse silêncio conseguimos sentir o prazer de bordar.


     
Quando fundei a Escola de Bordado no ano de 2005, tinha sonhado com uma escola onde as mulheres estariam realizando belos trabalhos e em conjunto compartilhando conhecimento, alegrias, sonhos...
Foram anos difíceis até chegar aqui... pois não é fácil manter uma escola aberta no Brasil, onde existe o preconceito por quem borda : bordado é coisa do passado, bordado é coisa das nossas avós, bordar é perda de tempo... Ou como muitas vezes escutei... Ah! Eu não enxergo... Ah! Eu não tenho tempo para perder com isso...


A Escola foi instalada em um prédio moderno e através da participação em feiras e exposições - mostramos que o Bordado é presente, que o requinte pode existir em cada detalhe, e sempre digo o pouco é mais belo que o muito! E com essa intenção a Escola de Bordado quer transmitir mais do que um simples pedaço de tecido, uma agulha, uma linha e alguns pontos de bordado, quer transmitir bom gosto, o cuidado, requinte nos pequenos trabalhos.

O que acontece aqui na Escola de Bordado Lee Albrecht em Campinas, é diferente do que normalmente acontece nos Cursos das Igrejas e Armarinhos. Claro tudo é muito importante, cada professora de bordado que transmite o seu conhecimento tem o maior valor... Mas aqui na escola, temos procurado nos aperfeiçoar cada dia mais, adquirindo livros, pesquisando através da internet, analisando pedaços de bordados antigos, experimentando novos materiais, procurando fornecedores estrangeiros, para cada vez mais chegar à perfeição!

Minha intenção é que cada aluna aprenda um pouco de cada bordado, e para isso procuro desenvolver metodologias de ensino para cada tipo de bordado. 
Sempre digo que o bordado é fácil, uma orientação certa na hora de aprender, paciência, persistência e disciplina são os pontos fundamentais para um belo Bordado!

Pudemos comprovar através do Intercâmbio Internacional do Bordado Lee Albrecht que o Bordado tem uma Linguagem Universal... e mesmo falando somente o Português  transmito meu conhecimento para 39 mulheres em 16 países e estão aprendendo a bordar com o Método de Ensino Lee Albrecht.


Para conseguir esse resultado necessitamos que a aluna tenha uma habilidade manual e conheça um pouco sobre o Bordado. Para isso montei um questionário a ser preenchido onde terei a História de cada aluna... Isso eu chamo de “organização”, pois cada aluna é uma aluna, cada aluna tem uma dificuldade, uma limitação... E eu preciso conhecer essa aluna para transmitir da melhor maneira. Tenho certeza que isso também irá ocorrer nos cursos à distância. Cada uma terá uma pasta com todos os seus e-mails, fotos e anotações...


Normalmente eu deixo a aluna escolher o tipo de trabalho que ela quer começar, mas sempre digo: se começamos com o Hardanger ou o Blackwork... Conseguimos melhores resultados e depois os outros se tornam mais fáceis de aprender. Quando a aluna termina o curso básico de bordado... Ela tem condições de fazer quase todos os kits que estão na minha loja virtual. 

Temos dois tipos de Bordado:
- Bordado a fio contado – Ponto Cruz, Assis, Blackwork, Hardanger, Ajour, Fio Agrupado, Darning Stitch, Reticello.
- Bordado de Superfície: o antigo bordado da vovó, Stumpwork, Richelieu, Bordado Inglês, Ponto Cheio, Pintura de Bordado – Ponto Matiz.

Cada aluna que entrar no projeto "Curso de Bordado Lee Albrecht - Ensino à Distância", será considerada aluna da escola e qualquer dificuldade poderá passar e-mails, fotografias do trabalho, até telefonar (marcaremos hora através do e-mail em horário que não estou em aula)
Os e-mails serão respondidos sempre no final de semana. - caso tenha um momento livre essa resposta poderá acontecer antes.

A quantidade de alunas será limitada, pois a intenção da Escola é manter a Qualidade e não a Quantidade!


Eu agradeço a Deus por mais essa oportunidade de poder ensinar algumas mulheres, agradeço a você minha amiga-aluna que respeita o meu trabalho e que juntas iremos fazer uma História de Bordado no Brasil.

                                                 Meu eterno agradecimento!

Se voce tem interesse escreva para o e-mail
leealbrecht@terra.com.br

4 comentários:

Maria Filomena disse...

Lee,
muito sucesso!!!!
E as alunas que aderirem vão ficar satisfeitas....
E eu serei mais uma vez sua aluna...


abraços de MF

Silvana disse...

Cara LEE, è con grande piacere che ho letto questo tuo post, la tua perseveranza la tua qualità di proposte non possono essere la via di un grande successo
Complimenti
Silvana

Lolly disse...

wow...bellissimo

lolly

http://www.ricamaeamaconme.blogspot.it/

Unknown disse...

non so se ho capito bene ma fai anche dei corsi a distanza ne sarei interessata ti ringrazio lavori splendidi complimenti